sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Uma vida não examinada não vale a pena ser vivida.

Participei do culto de virada de ano na Igreja Batista Pedras Vivas. Anotei alguns tópicos da mensagem do pr. Jayro que me chamaram a atenção. Depois disso, tenho estudado diversas passagens a partir das referências bíblicas citadas. Isso me fez querer compartilhar algumas das coisas que tenho lido na Bíblia e aprendido.
Seguem algumas anotações feitar a partir da mensagem de 31.12.2011, do Pr. Jayro Cáceres.
Não é uma transcrição completa, mas tópicos que incluem considerações pessoais e algum contexto histórico. Não sou especialista em história bíblica, portanto, pode haver erro em dados históricos. A pesquisa foi feita com uma Bíblia em ordem cronológica e um Atlas Bíblico.

“Uma vida não examinada não vale a pena ser vivida.”

Deus nos chama a uma vida de constante avaliação.
“Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma do pão e beba do cálice.” 1 Co 11.28
  •  Que planos eu tenho para minha vida em 2012 com relação ao meu relacionamento com Deus?
1. A repreensão do profeta Ageu
Aproximadamente em agosto do ano 520 a.C, o profeta Ageu (Ag 1.1-7) exorta o povo e o repreende por negligenciar a construção do templo.

“No segundo ano do rei Dario, no sexto mês, no primeiro dia do mês, veio a palavra do SENHOR, por intermédio do profeta Ageu, a Zorobabel, filho de Sealtiel, governador de Judá, e a Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote, dizendo:
Assim fala o SENHOR dos Exércitos, dizendo: Este povo diz: Não veio ainda o tempo, o tempo em que a casa do SENHOR deve ser edificada.
Veio, pois, a palavra do SENHOR, por intermédio do profeta Ageu, dizendo: Porventura é para vós tempo de habitardes nas vossas casas forradas, enquanto esta casa fica deserta?
Ora, pois, assim diz o SENHOR dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos. Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, porém não vos fartais; bebeis, porém não vos saciais; vesti-vos, porém ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o num saco furado.
Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos."
Ageu 1:1-7


Contexto histórico: O templo do SENHOR (construído por Salomão) havia sido destruído pelos babilônios cerca de 70 anos antes (2 Rs 25.8-11), quando o povo foi exilado de sua terra, conforme profecias de Isaías e Jeremias (Jr 25.11; 29.10). Mas ao fim do tempo do exílio, após a queda da Babilônia, quando a Pérsia tornou-se potência mundial, o rei Ciro, em seu primeiro ano de reinado na Pérsia, emitiu um decreto ordenando a reconstrução da casa de Deus (Ed 5.13; 1.1-2). Cerca de 50.000 homens voltaram para Jerusalém e começaram a reedificar o templo. Mas o trabalho foi interrompido pois alguns inimigos interferiram, desanimaram o povo, perturbaram-nos, e conseguiram parar as obras (Ed. 4.1-24).
Aqui entra o profeta Ageu. O trecho acima destacado mostra Deus falando ao povo “Considerai os vossos caminhos”, “Vejam aonde os seus caminhos os levaram” (NVI). O texto mostra que, mesmo depois de 70 anos vivendo como estrangeiros, escravos, longe de casa, ainda assim o povo não tinha aprendido a obedecer a Deus. 70 anos de cativeiro não foram suficientes para quebrantar o coração do povo. Eles estavam mais preocupados em construir suas casas “de fino acabamento” do que em reconstruir o templo do SENHOR.
  • Consideremos os nossos caminhos. O que você fez do seu relacionamento com Deus até aqui? Já está satisfeito? Ou busca mais? Avalie bem suas escolhas.
  • Pense em seus propósitos para 2012. Faça propósitos que signifiquem crescimento no conhecimento de Deus.
Mas o que é avaliar-se, examinar-se? Não é se olhar segundo o padrão de outras pessoas, nem tampouco uma visão exagerada de si mesmo a partir de si mesmo.

2. Um exemplo de auto-avaliação: Paulo.
Em Atos 20.18-35, numa despedida na praia, Paulo fala aos presbíteros da igreja de Éfeso como e de que forma ele serviu ao Senhor, fielmente. Paulo diz “Vocês sabem o que eu fiz”, ele está se examinando, avaliando, está considerando seus caminhos.

3. Deus está mais preocupado com a atitude do coração do adorador do que com sua expressão externa de adoração.
Em Isaías 1.8-18, o profeta compara Judá com Sodoma e Gomorra!
Veja o que Deus fala ao povo, a partir do v. 11:

"Para que me oferecem tantos sacrifícios?", pergunta o SENHOR. “Para mim, chega de holocaustos de carneiros e da gordura de novilhos gordos; não tenho nenhum prazer no sangue de novilhos, de cordeiros e de bodes! Quando vocês vêm à minha presença, quem lhes pediu que pusessem os pés em meus átrios? Parem de trazer ofertas inúteis! O incenso de vocês é repugnante para mim. Luas novas, sábados e reuniões! Não consigo suportar suas assembléias cheias de iniqüidade. Suas festas da lua nova e suas festas fixas, eu as odeio. Tornaram-se um fardo para mim; não as suporto mais! Quando vocês estenderem as mãos em oração, esconderei de vocês os meus olhos; mesmo que multipliquem as suas orações, não as escutarei! As suas mãos estão cheias de sangue! Lavem-se! Limpem-se! Removam suas más obras para longe da minha vista! Parem de fazer o mal, aprendam a fazer o bem! Busquem a justiça, acabem com a opressão. Lutem pelos direitos do órfão, defendam a causa da viúva.
"Venham, vamos refletir juntos", diz o SENHOR. "Embora os seus pecados sejam vermelhos como escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; embora sejam rubros como púrpura, como a lã se tornarão."
Isaías 1:11-18 (NVI)

O povo tinha muitas expressões religiosas, mas seus corações estavam distantes de Deus. Temos valorizado mais o acontecimento do que a vida, mais os eventos que a piedade. Podemos até ter expressões piedosas, de religiosidade, como o povo de Israel. Mas de nada valem se não tivermos uma vida piedosa. Deus nos faz um convite: “Venham, vamos refletir juntos.”

Precisamos conhecer mais quem Deus é! “Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor.” Oséias 6:3a

Temos então algumas reflexões para o início do ano:
  • O ano de 2012 pode com essa avaliação: Como eu posso crescer no meu relacionamento com Deus? O ano pode começar muito melhor, se começarmos com essa avaliação, pedindo que Deus sonde o coração.
“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.”
Salmos 139:23-24

  • Lembremos que quando Deus sonda o coração, Ele sonda mesmo! Se pedirmos, Ele o fará.
“Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos.”
Isaías 6:5

“A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais Ele dará a conhecer a sua aliança ”
Salmo 25.14

“Bem-aventurado aquele cuja iniquidade é perdoada, cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o SENHOR não atribui iniquidade, e em cujo espírito não há dolo.”
Salmos 32:1-2

  • Um bom propósito para 2012: olhar para meu coração e crescer na graça e no conhecimento do Senhor Jesus Cristo. Nós precisamos de mudanças, de crescimento. Deus não muda (Ml 3.6). Ele é o mesmo sempre (Hb 13.8)! Por isso podemos crescer nEle.
  • Quanto eu sou grato a Deus? Será que consigo olhar a vida do ponto de vista de Deus? Veja como você pode ser grato a Deus: Sl 23.1-6:! Nada vai te faltar. Nada do que você precisa para uma vida de arrependimento. Ele nos protege dentro de seus planos e propósitos, dentro daquilo que traz mais glória a Ele.
“Louvai ao SENHOR, vós todos os gentios, louvai-o todos os povos. Porque mui grande é a sua misericórdia para conosco, e a fidelidade do Senhor subsiste para sempre. Aleluia!” Salmo 117.1-2
  • Duas áreas para crescermos em 2012:
  1. O meu conhecimento de Deus.
  2. Ser adorador e grato.
Mas o que fazer para isso acontecer?
Paulo nos diz:
“Não que eu já o tenha recebido, ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.”
Filipenses 3:12-14 (ênfase minha)


E como fazer?
“Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso, e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus. Considerai, pois, atentamente, aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos fatigueis, desmaiando em vossas almas.”
Hebreus 12:1-3 (ênfase minha)


Vamos refletir com o Senhor, pedindo que Ele sonde o nosso coração, considerando nossos caminhos, avaliando bem nossas escolhas, para que 2012 seja um ano de mais vida piedosa do que de expressões vazias de religiosidade.

Um comentário:

Fernando SPS disse...

Nota 1000 pro novo Blog!
O melhor foi ouvir essa mensagem do próprio Jayro. Ele é o cara!